Engajamento no Instagram é a interação do usuário com as publicações na rede social. Muito se fala sobre a necessidade de aumentar essas interações e como fazer isso. Você sabe qual é a importância de ter um engajamento alto?
No início, o aplicativo funcionava cronologicamente. Ou seja, os posts eram exibidos para os usuários conforme eram postados. Isso mudou em 2016, quando o Instagram desenvolveu seu algoritmo. O objetivo dessa mudança era que os posts mais relevantes fossem mostrados primeiro no feed dos usuários. Mas quais são esses posts relevantes?
A relevância de um post pode ser medida levando em consideração diversos fatores, um deles é o engajamento na publicação durante os primeiros minutos de postagem. O engajamento que uma postagem recebe logo nos primeiros instantes que é postada indica o seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, posts com muitas interações possuem mais chances de serem exibidos.
Ou seja, quanto mais engajamento seu perfil possui, maior a possibilidade do seu conteúdo ser entregue para mais pessoas e seu perfil se posicionar entre as preferências dos seus seguidores.
Métricas mais importantes para aumentar seu engajamento
Como dito anteriormente, a rede social contabiliza as interações no seu perfil. Mas o que ninguém te conta, é que cada ação na plataforma possui um peso diferente para aumentar seu engajamento.
Em ordem de relevância (de mais relevante para menos relevante), as métricas mais importantes são: mensagens por direct, salvamentos, compartilhamentos, comentários e curtidas.
Pensando nisso, o conteúdo produzido para o Instagram deve levar em consideração esses dados e incentivar as interações que vão contribuir mais para o aumento do seu engajamento.
Características de um post que gera engajamento
Seu seguidor não vai interagir em todas as publicações que aparecem no feed dele, você deve dar um motivo para ele se engajar nas suas.
Ele vai…
Curtir: se gostou e foi relevante para ele.
Comentar: se quiser fazer parte do assunto, compartilhar algo ou responder alguma pergunta.
Salvar: se o conteúdo for útil e quiser ver novamente mais tarde.
Compartilhar: se o post for identificável e relevante o suficiente para ele querer compartilhar a informação com seus amigos.
O post que gera engajamento, é o post informativo, identificável e útil. Mas além de agregar valor, suas publicações também devem conter…
Perguntas: é um motivo para as pessoas comentarem.
Chamadas para a ação: é o que vai lembrar a audiência de deixar um feedback, seja curtindo, comentando, salvando, etc.
Ex: “salve esse post para ler mais tarde”, “compartilhe com os amigos”.
Tipos de publicação que aumentam o engajamento
Frases
As frases inspiram o público e é um tipo de conteúdo compartilhável.
Tutoriais
Os tutoriais são perfeitos para educar o cliente sobre seu produto, além de ser um tipo de conteúdo que as pessoas costumam salvar para ler mais tarde.
Divertidos
Os posts estilo “meme” são extremamente compartilháveis por gerarem identificação com o público.
Institucionais
Um conteúdo sobre você, seu serviço, produto ou marca, combinado com chamadas para a ação, pode estimular comentários com dúvidas e elogios.
Amenidades
Falar sobre notícias e acontecimentos da atualidade pode atrair opiniões nos comentários e te fazer “surfar no hype” do assunto mencionado. Mas cuidado para não se envolver em polêmicas.
Outras estratégias para aumentar seu engajamento
Reels
Fazer conteúdos para o Reels é uma das melhores formas de alcançar novas pessoas na rede social. Os Reels são os vídeos curtos do Instagram no estilo TikTok e possuem um grande alcance, por ser uma funcionalidade nova.
Existem vários tipos de Reels que você pode gravar, incluindo vídeos dentro das categorias que mencionamos acima.
Story
Por natureza, os stories têm um alcance maior do que as postagens no feed. Por isso, fazer enquetes nos stories, mencionando os conteúdos postados no feed, IGTV e outros, pode atrair mais engajamento para essas publicações. Mas não se esqueça de fazer uma boa chamada para a ação.
Gostou dessas dicas para aumentar as interações no seu Instagram? Chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a aplicar o que aprendeu e engajar seus seguidores.
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