O certificado SSL é um certificado que garante que o seu site é um ambiente seguro para os usuários e protege as informações confidenciais de quem acessa as sua página na web.
Se você é dono de loja virtual ou pretende abrir uma, saiba que é preciso muito mais do que apenas ter um site e começar a vender. Assim como em uma loja física, um dos principais pontos de atenção do e-commerce é a segurança dos consumidores.
Por exemplo, você abriria seu estabelecimento em uma área de risco? Ou estabeleceria um horário de funcionamento noturno sem contratar ao menos um segurança? A lógica é a mesma.
Com tantos golpes acontecendo no ambiente virtual, é fundamental preservar ao máximo os usuários que navegam no seu site, tanto para garantir a proteção deles quanto para convertê-los com um menor esforço.
Nesse sentido, um dos principais recursos para manter os clientes seguros é o certificado SSL. Acompanhe a leitura e entenda o que é, para que serve, quais são os tipos e por que ter um.
O que é um certificado SSL e para que serve?
O Certificado SLL (Secure Sockets Layer) é um certificado digital que confirma a identidade de um site e permite a conexão criptografada. Em outras palavras, trata-se de um protocolo de segurança que gera um link criptografado entre servidores e navegadores web.
O ícone de cadeado no campo de URL do navegador significa que o site utiliza o Certificado SSL como medida de segurança.
Todas as empresas devem adicionar um certificado SSL aos seus sites para garantir a privacidade, a proteção dos dados e a segurança das transações realizadas por meio da plataforma. Assim, hackers e cibercriminosos não conseguem acessar e nem modificar as informações armazenadas no sistema.
De modo geral, o certificado SSL atua na proteção das seguintes informações:
- credenciais de acesso;
- transações com cartão de crédito ou dados bancários;
- dados pessoais, como endereço, nome completo, número de telefone e data de nascimento;
- contratos e número de documentos.
Como o certificado SSL funciona?
O Certificado SSL faz uso da criptografia de algoritmos para misturar os dados que estão sendo transferidos, impossibilitando a leitura. Entre essas informações, podem estar números de cartão de crédito, endereços, nomes, entre outros dados confidenciais.
Ainda não entendeu muito bem? Veja como funciona o processo:
- um servidor ou navegador tenta se conectar a um site;
- o servidor ou navegador requer que o site em questão se identifique;
- o site, por sua vez, envia uma cópia do Certificado SSL para o servidor ou navegador;
- o servidor ou navegador checar se o certificado SSL é verdadeiro. Caso seja, avisa ao site;
- o site recebe uma confirmação assinada online e inicia a criptografia de SSL;
- por fim, as informações criptografadas são compartilhadas entre o servidor ou navegador e o site.
Todo esse processo, também conhecido como handshake SSL, leva menos de 1 segundo.
Além do cadeado, outro indicativo de que um site é protegido pelo certificado SSL é a sigla HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure,
ou Segurança de Protocolo de Transferência de Hipertexto, em tradução livre) no campo de URL.
Quando a página web não possui o certificado SSL, apenas a sigla HTTP é exibida.
Quais são os tipos de certificado SSL?
Atualmente, existem três tipos de Certificado SSL sendo comercializados no mercado: Validação de Domínio (DV), Validação Estendida (EV), Validação Organizacional (VO). Embora todos eles ofereçam a criptografia de dados, os níveis e os processos de habilitação e verificação para a obtenção do certificado são distintos. Veja a seguir.
Certificado de Validação de Domínio (DV)
O processo de autenticação para obter o Certificado de Validação de Domínio é mínimo, portanto, oferece criptografia e garantia mínimas. Normalmente, é usado em sites informativos ou blogs, que não coletam dados e nem realizam transações online.
Esse tipo de Certificado SSL é um dos mais rápidos e baratos de obter. O processo de validação consiste somente em o proprietário do site comprovar que é dono do domínio por meio de uma ligação ou de um e-mail.
Além disso, o campo de URL do navegador exibe apenas a sigla HTTPS e o cadeado, sem o nome da companhia.
Certificado de Validação Estendida (EV)
O Certificado de Validação Estendida é o nível mais alto de SSL — e consequentemente o mais caro. Ele costuma ser utilizado por grandes sites que fazem coleta de dados e realizam pagamentos online.
Quando configurado, esse certificado SSL exibe o cadeado, a sigla HTTPS, o nome da organização e o país no campo de URL, visto que a exibição dos dados do proprietário do site na barra de endereços ajuda a distinguir a página de sites mal-intencionados.
Para instalar o Certificado SSL EV, o proprietário do site precisa passar por um processo padrão de verificação de identidade para confirmar que está autorizado legalmente a ter direitos exclusivos sobre o domínio.
Certificado de Validação Organizacional (VO)
O Certificado de Validação Organizacional oferece um nível de garantia semelhante ao SSL EV em relação à obtenção, visto que o proprietário do site passa por um processo de verificação de identidade importante.
Além disso, também exibe os dados do proprietário no campo de URL para diferenciar o site de páginas web maliciosas. No entanto, o SSL VO é o segundo mais caro.
O objetivo é o mesmo: criptografar as informações confidenciais dos clientes no decorrer das transações. Dessa forma, o Certificado de Validação Organizacional é uma alternativa mais acessível para e-commerces e sites voltados ao público protegerem os dados dos usuários.
Quais informações o certificado SSL oferece?
É possível conferir as informações do Certificado SSL ao clicar no cadeado presente no campo de URL. Normalmente, ele exibe os seguintes dados:
- chave pública;
- subdomínios relacionados;
- data de emissão e expiração do certificado;
- nome do domínio ao qual o certificado se refere;
- autoridade de certificação emissora do certificado;
- empresa, dispositivo ou pessoa a qual o certificado se refere.
Quais são os benefícios em ter um certificado SSL no site de vendas?
Como já mencionado, o Certificado SSL é necessário para proteger as informações dos usuários que navegam no site, conferir a propriedade da página web, impossibilitar que hackers criem um site falso semelhante e transmitir segurança para os clientes.
Normalmente, as lojas virtuais solicitam que os usuários façam login e insiram ou confiram informações pessoais, como dados bancários, número de cartão de crédito, endereço, telefone, nome etc. Sendo assim, é fundamental manter essas informações sigilosas.
O certificado SSL contribui para a proteção e conservação da privacidade das transações online e garante aos usuários que o site é autêntico e seguro para que ele compartilhe seus dados confidenciais.
Entretanto, um dos pontos mais relevantes para as empresas é que o certificado SSL necessário para a exibição de uma URL HTTPS, visto que boa parte dos navegadores classifica e sinaliza sites HTTP como “não seguros” para os usuários.
Ou seja, caso a sua loja virtual não tenha o certificado SSL, é bastante provável que você esteja perdendo clientes, vendas e até mesmo manchando a reputação da sua marca por ainda não ter migrado para o HTTPS.
Portanto, entre os principais benefícios em ter um certificado SSL no seu e-commerce, confira abaixo aqueles que se destacam.
- Velocidade do site: melhoria no desempenho da sua página;
- Criptografia: dados sigilosos criptografados, impossibilitando a leitura por hackers;
- Impulso de SEO: melhora sua classificação nos mecanismos de busca:
- Autenticação: garantia de que seu e-commerce não é uma imitação ou cópia falsa;
- Marca confiável: seus clientes se sentem seguros na sua página;
- Site seguro: conexão comprovadamente segura com a sigla HTTPS.
Embora abrir uma loja virtual pareça complicado, existem plataformas que auxiliam você nesse processo. Entre elas, a Bagy oferece o melhor custo-benefício do mercado, além de garantia de resultados.
Gostou deste artigo? Então continue com a gente! Preparamos um conteúdo completo sobre como criar um site e-commerce do zero. Acesse e confira!