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Biografia para Instagram de loja: dicas fundamentais para profissionalizar o seu perfil

Por Jessica Azevedo

4 anos atrás
Banner com a logo do Instagram

A biografia para Instagram de loja é composta por foto de perfil, nome de usuário e informações sobre o seu negócio. A bio do Instagram se localiza no topo do perfil no aplicativo.

A biografia do Instagram de loja ou, como você deve conhecer, a bio, é um espaço dedicado a um resumo do que será aquela marca. 

Nela constam informações a respeito da sua loja, contato, link para o site, alguma frase inspiradora e tudo aquilo que for pertinente ao seu perfil na rede social. 

A bio é uma importante área do seu negócio em que seus seguidores irão poder ter um contato direto com a loja e também para verem seu principal objetivo. Além, é claro, da lucratividade. 

Nesse artigo você aprenderá qual a necessidade de possuir uma biografia de Instagram de loja e como criar uma bio perfeita para sua página.

O que é a biografia do Instagram?

A grosso modo, a Biografia do Instagram está abaixo da foto de perfil e é onde normalmente colocamos aquela frase inspiradora que possa nos representar. 

Em um perfil profissional do Instagram não é diferente. Mas, nesse caso, você deverá selecionar informações para que seus seguidores possam ter um contato direto com o empreendimento. 

Lá, essencialmente, deve conter o contato com a empresa (número, whatsapp, link para site) e, normalmente, o slogan da empresa, apresentando a “personalidade” do negócio.

Qual a importância da bio para sua loja no Instagram?

Engana-se quem acredita que a única função da bio seja o contato com o cliente. 

Além de ser uma porta de entrada para outra área da empresa, como o link direto para o site, a bio do instagram deve apontar um mix de informações do que os seguidores irão encontrar pelo feed. 

É até mesmo uma forma de apresentar a empresa para o público e claro, sempre ajudando a captar novos clientes.

Como fazer uma biografia para Instagram de loja?

É importante nesse momento, coletar o máximo de informações sobre sua loja . 

E em seguida, enxugue esses dados, para que, de maneira bem minimalista, possa retornar ao cliente tudo que ele precisa saber em poucos caracteres. 

Veja abaixo por onde começar:

Tenha um perfil profissional

Biografia do Instagram do Bagy

O passo número um para qualquer empresa que possua presença em redes sociais é possuir um perfil corporativo. Além de, normalmente, perfis empresariais poderem ter mais ferramentas para gerir a plataforma, você também poderá dar um toque mais profissional à sua empresa. 

Nesse artigo você poderá conhecer melhor como utilizar a ferramenta do Instagram Analytics para empresas e garantir uma boa administração das suas redes sociais.

Escolha bem o seu username

É hora de pensar no username. Será com ele que o público vai encontrar a sua loja. Portanto, nada de colocar algo muito exótico. 

Tente ser o mais óbvio possível para tornar mais fácil a pesquisa do seu @. Evite usar caracteres, como pontos finais, underline ou numerações. 

Caso não seja possível (muitas vezes porque já existe um perfil com o nome da sua loja) veja a possibilidade de buscar um novo nome para o empreendimento.

Outra possibilidade é acrescentar algo que caracterize a sua loja ou a sua localização. Colocar a abreviação do nome do seu município (como B.H, referente À Belo Horizonte) junto ao nome do seu negócio pode ser uma saída, por exemplo. 

Negociar com o outro perfil esse username ou, em último caso, usar o mínimo de caracteres possível também são possibilidades.

Use um nome de perfil objetivo

Assim como o username, o Nome do perfil também vai possuir as mesmas regras. 

Tente deixá-lo o mais direto possível e não dificulte a pesquisa dos seus seguidores e visitantes. É preciso focar no minimalismo para que a busca por sua empresa possa ser garantida com maior facilidade. 

Afinal, isso tudo influencia nas vendas da sua loja virtual.

Coloque a logomarca na foto de perfil

Outro ponto que precisamos pensar, é exatamente na foto de perfil. 

É o seu negócio e, portanto, a sua marca. É indicado que você não use uma selfie, por exemplo. Ou simplesmente uma foto da fachada da sua loja. 

Busque usar a logomarca e que esteja em ótima qualidade para o público identificar a sua loja assim que virem a logomarca da empresa.

Insira as informações de contato

Agora, começando de fato a compor a sua bio, é preciso disponibilizar informações de contato. 

Aqui você poderá informar um número de telefone, WhatsApp, Facebook ou link para o site. Sugerimos que opte de duas a três formas de contato — não é muito confortável aos olhos tantas informações na biografia do Instagram de loja. 

Além do mais, uma das informações precisa ser o Site da empresa caso seu empreendimento possua. 

Faça uma descrição atrativa

Por fim, hora de mostrar toda a personalidade da sua empresa. Você pode, preferencialmente, informar o seu slogan. 

Mas também, resumidamente, dar um recado para seus followers. Como por exemplo, uma promoção relâmpago, sorteio, datas importantes ou qualquer informação que represente a sua loja, é claro.

O que é essencial para biografia no Instagram?

Fora as informações base que mencionamos acima, saiba que você pode ir um pouquinho além para deixar o seu perfil muito mais atrativo e influenciar o poder de compra do seus seguidores. Veja só:

O que é essencial para a bio no Instagram

Destaque URL da sua loja online

Como dito anteriormente, a URL – o link do site – é uma maneira muito pertinente para alcançar os seus seguidores. Sendo um item básico na bio do instagram, será esse link que transportará os seguidores para sua página principal de vendas. Veja na prática como funciona a URL do Bagy, para se inspirar. 

Inclua um CTA

CTA é o chamado Call to Action, ou a chamada para a ação. É nesse espaço que você convida o seu usuário a acessar algo, comprar algo, baixar, conferir. 

Quando você está navegando pelo app de uma loja e vê aquele botão de cor destacada falando para você comprar, isso é um CTA.

É importante na hora de formular um CTA pensar em como ser atrativo. Para isso você pode informar a reputação da sua empresa (tantos anos no mercado, por exemplo). 

Você pode também induzir a navegação, compra ou inscrição oferecendo vantagens ou até mesmo passando uma mensagem bem direta. Como um “garanta já sua peça exclusiva” ou “decore sua casa com estilo!”

Exponha o nicho do seu negócio

Uma maneira de atrair clientes e, principalmente, clientes qualificados, é deixar claro em qual segmento você atua. 

Por isso, incluir na bio do Instagram o que você vende e para quem você vende é uma excelente opção. E isso não precisa aparecer apenas no conteúdo da mensagem. 

Até a linguagem que você aborda pode ou não determinar quem é seu público-alvo.

Aposte em palavras-chave

Se você vai produzir conteúdo, você deve pensar nas suas palavras-chave. Isso significa ditar caminhos para que as pessoas cheguem até sua página ou seu perfil. 

Essas palavras devem resumir o seu conteúdo, o seu segmento, do que você está falando. E podem ser longas (como “como comprar bijuterias para o carnaval 2022”) ou curtas (como “bijuterias para carnaval”).

Existem hoje diversas ferramentas, pagas e gratuitas, para que você planeje suas palavras-chave. 

O próprio Google possui um planejador para isso. Lembre-se de atentar, inclusive, para as palavras-chave da concorrência.

O agregador de links é um link que agrega outros links. Você pode colocar na biografia do seu Instagram, conectando todo o conteúdo do seu negócio com a audiência de uma das redes sociais mais acessadas do Brasil.

Como ser criativo na bio de loja no Instagram

Temos falado aqui no blog sobre como a criatividade dita os rumos das suas estratégias de divulgação. E a escolha da biografia para Instagram para loja não foge a essa regra. 

Por isso reunimos abaixo algumas dicas de como ser criativo e ainda arrasar no engajamento utilizando esse recurso.

Como ser criativo na bio do Instagram

Aposte nos emojis

Os emojis não só divertem e dão um ar descontraído para a sua bio, como podem te ajudar a passar mais facilmente a sua mensagem. 

Por exemplo: se você tem uma floricultura, emojis de flores (somado aos recursos que listamos acima) podem ajudar o seu cliente a entender do que trata sua loja.

Mas não abuse, hein? Devem ser ilustrativos, apenas. Eles só complementam, e não passam por completo a sua mensagem.

Use hashtags relacionadas com seu produto

As hashtags, em especial no Instagram, ajudam bastante na navegação do seu usuário. Muitas pessoas buscam novas opções de negócios e produtos acessando a hashtag do segmento ou do item em questão.

Isso ajuda não somente o seu usuário a chegar até você, como também os algoritmos do aplicativo a direcionar o conteúdo até quem possa se interessar.

Assim como os emojis, use com cautela. Não gaste todos os caracteres da sua bio com elas. Pode soar poluído e confundir o seu cliente.

Exiba seus certificados, prêmios ou outra informação relevante

Essa dica aqui é pra quando falamos de reputação agora há pouco, lembra?

Se sua loja teve algum tipo de destaque, deixe isso exposto! Isso vai qualificar a sua loja perante aos clientes em potencial.

Afinal, quem não gosta de comprar com a certeza de estar fechando um bom negócio?

Número de vendas, prêmios, destaques, recortes da imprensa: tudo isso pode estar na sua biografia do Instagram da sua loja.

Invista nos destaques do Story

Os destaques são uma função onde os stories ficam fixos e podem ser acessados a qualquer momento. Isso ao contrário dos demais stories, que expiram após 24 horas da postagem. 

Eles se localizam acima do seu feed e podem ser criadas diversas segmentações. Ao postar um novo Story, você pode clicar na opção “destaques”, selecionar a segmentação e ela estará disponível nessa ala. 

Use essas segmentações para deixar fixo, por exemplo, feedback dos seus clientes. Cardápio, informações de entrega, produtos, recortes de imprensa e um FAQ (tirando as principais dúvidas que possam aparecer) também são excelentes opções!

Use uma fonte diferente

O Instagram aceita grande parte de fontes diferentes. Isso pode dar um toque especial na sua bio. Novamente: sem abusos!

Para isso, busque algum site que tenham fontes para Instagram (como esse ou esse). Depois, escreva o seu texto, selecione a fonte e copie.

Daí é simples: basta colar no campo destinado a biografia do Instagram da loja. Veja como ficou e pronto!

Se o Instagram rejeitar algum dos caracteres, volte ao site e procure uma nova fonte que combina com o seu negócio.

11 biografias prontas para Instagram de lojas virtuais para você se inspirar

Biografia para Instagram de loja de roupas

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Bio para loja de maquiagem

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Perfil oficial da SuaLoja. 

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A bio do Instagram do seu negócio é um cartão de apresentação para quem acessa o seu perfil. Certifique-se de deixar as informações claras, de uma maneira divertida e nada poluída.

Use emojis, hashtags e exponha ao público suas conquistas, reconhecimento, números de vendas e feedback.

E lembre-se: é na biografia do seu perfil onde o seu cliente se guiará para entrar em contato com você. Por isso, e-mail, número de telefone ou site são essenciais que ali estejam.

Por fim, tenha certeza que ela não somente passe informações, mas que esteja condizente com sua mensagem e com o restante do seu perfil.

Agora que você já sabe como escolher a biografia do Instagram de loja que mais combina com o seu negócio, quer mais uma dica?

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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