Imagem ilustrativa de biografia para Facebook

Como elaborar a biografia para Facebook: descubra 10 dicas incríveis para o seu perfil

A biografia para Facebook é um espaço para o usuário falar sobre si mesmo, seu trabalho ou inserir as informações que desejar. Ou seja, é um espaço criado para o usuário relatar sua trajetória, apresentando suas principais ações e experiências.

Planejar a sua biografia para Facebook é essencial para atrair mais pessoas para a sua página e principalmente, para criar a desejada conexão com o usuário de forma mais rápida.

Com uma interação cada vez mais próxima dos usuários, as marcas costumam utilizar esse espaço para serem diretas, precisas em seu direcionamento, mas sem perder a essência e a humanização do negócio. Afinal, a primeira impressão precisa ser a melhor possível!

Além disso, essa ferramenta também pode te ajudar a impulsionar suas publicações no Facebook, ou mesmo fechar uma venda pendente em outra rede.

Porém, se você ainda não deu tanta importância para esse campo na sua rede social, saiba que pode estar perdendo engajamento com o público, ou até mesmo, afastando possíveis compradores da página.

E para te ajudar a evitar essa situação, transformando suas redes sociais em lugares estratégicos, separamos algumas das melhores dicas sobre como montar uma biografia para Facebook com foco em conversão.

Vamos lá?

O que é a biografia para Facebook?

A biografia para Facebook é um espaço para o usuário falar sobre si mesmo, seu trabalho ou inserir as informações que desejar. Basicamente relata , apresentando suas principais ações e experiências.

No entanto, como as plataformas sociais buscam otimizar a comunicação virtual, esse espaço é ligeiramente reduzido, feito para que as pessoas possam saber mais umas sobre as outras, mas de maneira rápida, com até 150 caracteres.

No caso da biografia do Facebook para negócios, esse espaço é fundamental para trazer mais informações sobre a empresa, o segmento atendido e as principais soluções atendidas.

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Para que serve a biografia para Facebook?

A biografia para Facebook é um espaço destinado para o usuário falar mais sobre si mesmo no seu perfil. Mas para as páginas comerciais, essa ferramenta possui funções ainda mais importantes.

Isso porque trata-se de um cartão de visitas para a loja, sendo uma das primeiras coisas que os seguidores e fãs leem sobre você.

Em muitos casos, a biografia pode ser o diferencial que separa o seu negócio dos concorrentes, atraindo o público e o convencendo a permanecer dentro do seu perfil.

Embora esse espaço seja livre, é recomendável que as lojas utilizem a bio para complementar as informações que passam aos clientes.

Por exemplo, muitas incluem os serviços e produtos que o usuário encontra na página, ou o endereço da loja física, se existir.

Além disso, a biografia para Facebook também pode incluir links, emojis e outros elementos que construam uma descrição criativa para seu perfil.

Ainda, essa ferramenta pode auxiliar a tornar sua página mais profissional, ou trazer um toque pessoal para o negócio.

Como definir a biografia para Facebook?

Hoje em dia, existem algumas dicas que podem auxiliar nessa tarefa, permitindo que você crie uma descrição adequada para otimizar seu perfil do jeito certo.

Confira 10 sugestões que separamos para te ajudar a elaborar suas informações de maneira profissional e criativa:

Transpareça profissionalismo

O primeiro passo na elaboração da sua biografia para Facebook é determinar a sensação que você deseja passar para os seguidores.

Por exemplo, muitos negócios desejam transformar suas redes sociais em extensões profissionais do negócio. Nesse caso, a intenção é fazer com que os usuários tenham uma impressão mais profissional da página e da empresa.

Enquanto isso, outras impressões podem incluir, por exemplo, um espaço de suporte e atendimento. Assim, a biografia deve seguir essa linha, para fazer com que o seguidor entenda a intenção da página.

Determinar a sensação e primeiras impressões que as pessoas terão ao entrar no seu perfil é fundamental para inserir as informações certas nesse espaço.

Foque na linguagem simples

Mesmo quem deseja transmitir uma sensação mais profissional, a biografia para Facebook não pode contar com palavras muito técnicas, e isso acontece por alguns motivos.

Um dos principais é o tamanho disponível para escrever a descrição, que é consideravelmente limitado. Nesse caso, você não deseja desperdiçá-lo com termos difíceis ou complicados, certo?

Além disso, palavras muito técnicas podem acabar confundindo os seguidores, e afastando eles da sua página.

A primeira impressão é muito importante, e a biografia, sendo o cartão de visitas da sua página, deve ser o mais clara e simples possível.

Dessa forma, todos os tipos de públicos poderão entendê-la, sendo, também, uma forma de atrair mais pessoas para sua página.

Considere o seu público-alvo

Outro ponto fundamental na hora de elaborar a sua biografia para Facebook é considerar o seu público-alvo, já que ele pode influenciar nas informações que você coloca.

Se a sua audiência gosta de informações mais diretas e conteúdos institucionais, foque nessa solução para agradar e passar a mensagem que precisa de forma automática.

No entanto, se a sua persona for direcionada para uma linguagem mais jovem e consumo de informações em formato multimídia, explora sua biografia do Facebook e todas as possibilidades de interação da rede social

Pense nas informações essenciais

A biografia para Facebook é um espaço pequeno, já que conta com apenas 150 caracteres disponíveis. Por isso, é importante pensar nas informações essenciais para inserir.

Logo, considerar o que seu público busca é uma dica interessante para isso, ou separar os dados mais relevantes sobre a sua página. Além disso, tente visualizar o que os usuários podem estar buscando entrando no seu perfil.

Por exemplo, se você criou um Facebook comercial para vender seus produtos, pode pensar em incluir quais as categorias que você trabalha.

Enquanto isso, uma página voltada para atendimento ou divulgação precisa priorizar informações que levem o cliente para o verdadeiro site de vendas. Dessa forma, a bio cumpre sua função de auxiliar na conversão dos clientes.

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Use um CTA

Pensando de maneira estratégica, indicar uma ação no site que o usuário precisa fazer é essencial para não deixá-lo perdido na página. Logo, contar com um call to action é imprescindível se o objetivo é fazer com que as pessoas se tornem possíveis clientes.

Por isso, vale a pena usar um call to action na sua biografia para Facebook, ajudando o cliente não apenas a entender melhor a sua intenção, mas fazer o que você deseja que ele faça.

Atualmente existem diversas maneiras de fazer isso de forma simples e direta. Seja mandando para o botão do WhatsApp ou até mesmo convidando para conhecer a página de catálogo na plataforma.

Logo, esse link não apenas ajuda a guiar o usuário, como também torna sua bio mais completa e profissional.

Inclua pelo menos uma palavra-chave

Ainda pensando em formas de atrair o seu cliente ideal, fazer uso de pelo menos uma palavra-chave principal para sua empresa na sua biografia do Facebook ajudará nas pesquisas e nos posicionamentos da sua marca.

Afinal, os mecanismos do Google e outras ferramentas encontram as páginas a partir das informações que elas disponibilizam também em suas descrições. E utilizar esses dados a favor pode ajudar ainda mais nos resultados de atração de pessoas para a página. 

Por exemplo, se você trabalha com maquiagem e deseja que a sua página seja encontrada, não se esqueça de incluir essa palavra-chave na sua biografia.

Sem essa estratégia, você poderá comprometer as buscas que posicionam a sua página para o público e perder uma boa oportunidade de trabalho.

Inclua as realizações da empresa

Na teoria, uma biografia inclui as ações e realizações de uma pessoa. E isso não é diferente nas redes sociais. Por isso, considere incluir os feitos da sua empresa na descrição, de modo que chamem a atenção do cliente logo no primeiro momento, desde que faça sentido.

Além disso, as suas realizações podem diferenciá-los dos concorrentes, algo fundamental para fazer com que o público escolha o seu negócio.

No entanto, como o espaço é reduzido, escolha os feitos mais chamativos, ou algo que seja uma vantagem para a sua empresa. Desse modo, sua biografia para Facebook ficará ainda mais completa e atrativa.

Faça links com outro perfil social

Na internet, é fundamental estar nas plataformas onde o seu cliente se encontra, e formar uma rede de conexões para estar no máximo de lugares possível é obrigatório. Não apenas para consolidar sua imagem, mas também para alcançar seu público.

Assim, não se esqueça de fazer links com outros perfis dentro da sua biografia para Facebook. Acrescentar seu user do Instagram ou a sua página de vendas é uma estratégia fundamental para atrair seu público em todas as redes.

Isso porque nem sempre as pessoas que você deseja atingir estão no Facebook, o que torna essencial poder atendê-las também nos sites que elas querem.

Além disso, ter links para outros perfis mostra que seu negócio tem um bom alcance virtual, o que ajuda a deixar sua empresa mais profissional.

Pense em impactar o cliente

Com pouco espaço e apenas uma chance de ter uma boa primeira impressão, você deve pensar na sua biografia para Facebook para impactar o seu cliente.

Sabemos que existem muitos motivos que levam o usuário a encontrar seu perfil, seja por curiosidade ou em busca de outras informações para, quem sabe, chegar à fase de compra. E por isso, é essencial montar sua descrição de maneira que seja marcante para o público.

Tudo isso, sem esquecer de informar quem é você e o que sua empresa vende. Isso é essencial para posicionar o novo visitante à sua página.

Já para pessoas que buscam uma abordagem diferenciada, pensar em biografias marcantes pode ser um caminho estratégico.

Procure agregar valor

Por fim, uma última dica para quem deseja ter uma biografia para Facebook marcante é procurar agregar valor para o público. Afinal, nada na internet pode simplesmente existir, sem um objetivo. E isso se torna ainda mais verdade com as redes sociais.

A ferramenta de descrição pode ajudar, e muito, o seu negócio, seja no posicionamento, reconhecimento de marca ou na experiência do cliente.

Por esse motivo, quando não souber o que colocar dentro da bio, sempre pense em maneiras de agregar valor para quem está lendo. E isso pode ser feito de diferentes maneiras, como: 

  • um dado de localização;
  • informação estratégica;
  • direcionamento assertivo ao cliente.

Independentemente da sua escolha, aproveitar a sua biografia para Facebook como um espaço para fortalecer o seu negócio é fundamental.

Por que dar atenção na biografia para Facebook?

Muitas pessoas podem achar que a biografia para Facebook é apenas mais um espaço para preencher na página, mas a verdade é que ela é fundamental para a estratégia e o posicionamento da sua marca nas redes sociais.

A descrição que acompanha seu perfil comercial é um cartão de visitas para o cliente, que poderá se lembrar dele no futuro, ou convencê-lo a permanecer na sua página.

Essas pequenas ações fazem toda a diferença na hora de converter o público, e, por isso, deve ser pensada com atenção.

Mesmo sendo uma tarefa difícil, seguir algumas dicas estratégicas pode tornar essa atividade menos burocrática.

No fim, você poderá aproveitar vários resultados positivos apenas utilizando uma biografia criativa e que possa, de alguma maneira, marcar os seus clientes.

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