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Vendas

Como vender online: 9 passos para começar do zero e ganhar dinheiro

Saiba tudo sobre vender online

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para começar a vender online, é necessário ter uma plataforma de vendas online, escolher os produtos, investir no marketing, gerir pedidos e estoques, monitorar as métricas e estar presente em diversos canais de vendas.

Vamos te ensinar como vender online profissionalmente do zero, só que de um jeito sem complicações. O objetivo é te ajudar a ter o seu e-commerce se com praticidade. Assim você se concentra no que mais importa: seu negócio e seus clientes.

Em 2022, o e-commerce brasileiro faturou R$ 262 bilhões, segundo a consultoria Ebit/Nielsen, indicando crescimento de 1,6% ante ano anterior. O interessante é que, embora seja gigante e não pare de crescer, o mercado online nunca esteve tão acessível para pequenos empreendedores, inclusive aqueles que não se dão bem com programas de computador.

Se está pensando que começar a vender online é preciso ser fera em tecnologia e montar equipes enormes, fique tranquila. Isso é coisa do passado!

Se der certo, o projeto crescer e se tornar um grande e-commerce ― e torcemos muito para que isso aconteça ―, pode até ser que precise de mais serviços e pessoas. Mas agora que está dando os seus primeiros passos, um computador já é o suficiente para começar, mesmo que você não saiba perfeitamente como vender online.

Como começar a vender online do zero em 9 passos

Agora você já está bem contextualizada sobre o comércio eletrônico e conhece suas principais características e vantagens. Resta saber como vender online, de fato, e é isso que ensinamos no passo a passo, a seguir. Confira!

Identifique o seu público-alvo

Antes de tudo, é essencial identificar quem são seus clientes em potencial. Conhecer seu público alvo envolve analisar características demográficas, como idade, gênero, localização geográfica, nível de renda, entre outros fatores relevantes para o seu nicho de mercado.

Estudo também qual é o comportamento de compra desse público, para otimizar a experiência de compra na sua loja online. Você precisa saber onde seus clientes em potencial pesquisam produtos, quais canais de comunicação preferem e quais fatores influenciam sua decisão de compra.

Escolha a plataforma de e-commerce adequada

Nessa etapa, é importante optar por uma plataforma de e-commerce que atenda às necessidades do seu negócio. Certifique-se de que ela seja fácil de usar, ofereça recursos de personalização e suporte técnico confiável.

Se você quer mesmo aprender como vender online e entrar de vez nesse mercado, você precisa de um espaço realmente seu na internet. Essa é a grande vantagem de ter um site ou uma loja virtual, mesmo que já tenha perfis em redes sociais e outras ferramentas.

Indicamos que conheça a Bagy, uma plataforma completa e preparada para te ajudar desde o início do seu negócio, até seu ápice. Com ela você poderá contar com diversas funcionalidades e integrações essenciais, como plataformas de envio, pagamento e marketing. 

Além disso, a Bagy proporciona suporte profissional por meio de chat e salas de suporte ao vivo, onde os atendentes estão prontos para responder dúvidas e resolver problemas dos usuários.

Crie uma identidade visual atraente

Para criar uma identidade visual atraente, é importante considerar elementos que se complementam e transmitam a mensagem e personalidade do negócio, gerando conexão do público com a marca. Aqui estão alguns elementos que você desenvolver:

  • Logo;
  • Escolha das cores;
  • Fontes;
  • Elementos gráficos;
  • Banners.

Planeje suas ofertas

Considere a forma como você irá divulgar suas ofertas. Trabalhe argumentos fortes e destaque depoimentos de clientes, assim como seus resultados. Tudo isso deve passar mais segurança para o consumidor final, aumentando suas chances de vender.

Quando um cliente precisa de algo, muito provavelmente ele está disposto a pagar o seu valor caso sua solução entregue o que ele precisa.

Mantenha-se atualizado sobre as tendências para vender online. Acompanhe o Dicas para Lojistas e fique por dentro das novidades.

Foque no Omnichannel

Aplicar a estratégia Omnichannel consiste em integrar as operações de vendas de uma empresa. Seja o estoque, as vendas ou os dados de uma loja física, e-commerce ou qualquer outro canal de vendas que seja utilizado. 

Isso resulta em uma melhor experiência do cliente, fazendo com que essas pessoas voltem a comprar de você no futuro. Veja como o Omnichannel funciona na prática:

  • O cliente compra um produto no seu site e retira na loja física;
  • O cliente deixa um produto no carrinho do e-commerce e finaliza a compra pelo aplicativo, sem perder o produto salvo;
  • O cliente vai à loja física e seus dados preenchidos no e-commerce já estão registrados, facilitando o trabalho dos vendedores;
  • O cliente compra uma roupa no e-commerce, a mesma acaba não servindo, então ele faz a troca na loja física.

Viu como é possível que os clientes transitem entre os canais de venda da sua loja sem maiores dificuldades?

Valorize o pós-venda

É importante manter um relacionamento pós-venda com seus clientes, pois a reputação da sua marca depende disso.

Segundo Philip Kotler, autor do livro Administração de Marketing, considerada a bíblia do marketing moderno, conquistar um cliente novo pode sair até 7 vezes mais caro do que manter um atual.

Imagine o cliente que compra algo de você e, depois disso, você simplesmente some. Não é uma experiência muito positiva.

Se fizer um bom trabalho, essas pessoas devem comprar de você novamente no futuro. Além disso, é possível que elas se transformem em promotores da sua marca.

Atenda seu público no ambiente online

Um atendimento online ágil e que resolve os problemas sem criar outras burocracias é muito importante para fidelizar o seu público.

Por isso, quando pensar em vender, organize seus canais de contato, como:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Redes sociais;
  • Site.

Ter uma equipe exclusiva para cuidar das vendas e atendimento online pode ser uma boa saída para tornar seu negócio ainda mais assertivo, evitando futuras insatisfações e reduzindo as chances do seu negócio parar no Reclame Aqui.

Invista em Marketing de Conteúdo

Outro conceito importante para quem quer aprender como vender online é o de Marketing de Conteúdo. Ele é, por si só, qualquer estratégia de venda ou divulgação baseada na criação e distribuição de conteúdo.

Na internet, um bom exemplo são os blogs corporativos, assim como os perfis de marcas que engajam usuários nas redes sociais.

Os conteúdos podem ser imagens, textos, vídeos, entre outros. Além disso, eles não são interruptivos como os anúncios tradicionais.

Ao usar o Marketing de Conteúdo, você atrai pessoas que se interessam pelo tema do seu negócio, ou seja, possíveis clientes. A cada conteúdo consumido, a confiança do consumidor na sua marca aumenta.

Acompanhe e analise métricas de desempenho

Acompanhar e analisar métricas de desempenho é uma prática essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente quando se trata de vendas online. As métricas oferecem visões valiosas sobre o desempenho da sua loja virtual, ajudando você a entender o que está funcionando bem e onde podem ser feitas melhorias. 

Aqui estão alguns pontos importantes sobre esse processo:

  • Definindo as métricas:

Comece identificando quais dados são relevantes para o seu empreendimento, mantendo o equilibro entre os objetivos da loja online e a quantidade de métricas monitoradas, evitando assim se sobrecarregar com dados irrelevantes.  

Essas métricas podem incluir o número de visitantes do site, a taxa de conversão (quantos visitantes se tornam clientes), o valor médio das vendas, a taxa de abandono de carrinho e muito mais. 

  • Ferramentas de análise: 

Existem diversas ferramentas de análise disponíveis que podem te ajudar a acompanhar essas métricas de forma eficaz. O Google Analytics é uma opção, que oferece uma visão detalhada do tráfego do seu site, comportamento dos usuários e conversões. 

Além disso, as plataformas de e-commerce geralmente têm suas próprias ferramentas de análise integradas, que irão fornecer dados específicos sobre o desempenho da loja, são eles: 

  • Relatórios de vendas e movimentações;
  • Relatórios sobre o perfil dos clientes;
  • Relatórios de Marketing;
  • Relatórios sobre movimentações do estoque. 
  • Acompanhamento periódico:

Estabeleça uma programação para realizar a atualização dos dados regularmente, podendo ser semanal, diária ou mensal. 

Essa frequência poderá variar conforme o avanço e necessidades do e-commerce, para identificar padrões de comportamento dos clientes e as próximas tendências. 

  •  Identificando oportunidades: 

Analise as métricas e identifique quais são as oportunidades de crescimento para o seu negócio online e quais pontos devem ser melhorados. 

Por exemplo, se a taxa de conversão de vendas estiver baixa, pode ser necessário otimizar a tela de checkout ou criar campanhas promocionais. 

Por isso estar atento as métricas pode ajudar a tomar decisões mais assertivas. 

Onde posso vender meus produtos na internet?

Se você é lojista ou pretende vender pela internet, a primeira pergunta é: aonde posso vender meus produtos? . Falamos um pouco sobre cada um dos canais de vendas possíveis, a seguir.

Loja online

As lojas online são a maneira mais sólida de atuar com comércio eletrônico, pois elas são propriedade do lojista e podem ser criadas e gerenciadas livremente.

Entre várias outras vantagens, com uma loja própria você pode criar um espaço na internet com a identidade do seu negócio e equipá-la com todos os recursos que você precisa para vender na internet de maneira profissional.

Com a Bagy, nossa ferramenta de e-commerce que atende pessoas físicas, pequenas, médias e grandes empresas e influenciadores digitais que vendem produtos físicos, digitais ou serviços, você pode criar uma loja online sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Marketplace

Os marketplaces, como Shopee e Mercado Livre, são como shopping centers virtuais. Dentro deles, existem diversas lojas compartilhando uma mesma plataforma e uma mesma estrutura de venda e atendimento.

A maior vantagem deles é a sua popularidade, afinal, são sites já consolidados que recebem um volume enorme de visitantes diariamente. O lado ruim é que esse espaço não é realmente seu, o que faz com que a sua marca seja ofuscada pelo visual e pelas regras impostas pelos controladores desses serviços.

Redes sociais

A maioria das redes sociais hoje oferece mecanismos de comercialização, o que é muito conveniente para as marcas que já estão dentro dessas plataformas divulgando produtos. O problema é que esses espaços ainda são relativamente limitados, principalmente em termos de catálogo e pagamento.

Isso significa que as redes sociais podem ser, sim, excelentes meios para anunciar e atender clientes, mas o ideal é que elas funcionem como complemento e não como um canal único de vendas.

Você não deve se preocupar, porém, em escolher um desses caminhos. Embora muitas empresas atuem exclusivamente em um canal, é perfeitamente possível usar todos eles de maneira complementar, o que é mais recomendado, inclusive.

Agora você já sabe como começar a vender online do zero e tem em mãos um passo a passo para montar o plano de negócios da sua futura loja virtual. Como vimos, existem muitos aspectos a gerir em um empreendimento desse tipo, mas a boa notícia é que a parte complicada pode ser simplificada por ferramentas práticas e acessíveis.

Conheça a Bagy e tenha sua loja online de forma prática para vender todos os dias!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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