O Instagram tem pelo menos 1 bilhão de usuários ativos e cerca de 80% deles seguem contas comerciais e lojas. Além disso, esta rede social também é uma ferramenta incrível para empreendedores que desejam atingir mais pessoas e aumentar as vendas. Se você quer saber como liberar o Instagram para vendas, continue lendo.
As vendas pelo Instagram, principalmente pelo Instagram Shopping, se tornaram uma das opções mais utilizadas pelas marcas para vender os seus serviços e produtos, por meio de uma plataforma sólida e de grande alcance, indo além da criação de conteúdo.
Por isso, nós decidimos criar este guia detalhado de como funciona o Instagram Shopping passo a passo, descrevendo as suas funcionalidades e ajudando você a utilizá-las para fazer as suas vendas. Veja a seguir.
O que é e como funciona o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é um recurso que permite que os lojistas possam criar a sua loja virtual no Instagram.
Os produtos que você decidir enviar para a sua loja do Instagram funcionam como um post comum, com a particularidade que, ao clicar na imagem, aparecerá uma janela com todas as informações do produto, como descrição, preço, características e, é claro, o botão de compra.
É desta forma que as lojas do Instagram se tornam um catálogo virtual dentro da sua própria conta.
No entanto, existem várias formas de criar e configurar um catálogo, utilizando um botão capaz de redirecionar o cliente para uma loja externa, por exemplo.
Outra possibilidade do Instagram Shopping, é conseguir colocar qualquer produto dentro do catálogo do Facebook Business diretamente pelo Instagram.
Por que vender pelo Instagram?
Se você quiser maximizar os seus resultados e melhorar a presença digital da sua loja, você realmente deveria estar vendendo pelo Instagram.
Veja algumas boas razões para você começar as suas vendas ainda hoje:
- O visual vende. Você sabia que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais? O nosso pensamento é imagético e isso significa que se você não estiver apresentando o seu produto de maneira visual, provavelmente está perdendo vendas;
- Esteja onde os seus clientes estão. O Facebook e Instagram já contam com mais de 1 bilhão de usuários na sua plataforma. É lá onde a maioria das pessoas estão, incluindo os seus clientes. No entanto, mesmo aqueles que talvez não conheçam a sua marca ainda podem seguir o seu perfil e passar a conhecê-la, graças ao algoritmo;
- Conecte-se com usuários realmente engajados. O Instagram é a rede social mais popular e amplamente utilizada, como já dissemos anteriormente. E tem mais. O usuário do Instagram tende a ser muito mais engajado do que o usuário do Facebook, por exemplo, especialmente quando se trata de conteúdos de marca. Eles também são muito mais propensos a compartilhar o conteúdo de uma loja que eles gostam, o que resulta em muito marketing gratuito;
- Aproveite o conteúdo gerado por outros usuários. E por falar em engajamento, os usuários do Instagram adoram a ideia de interagir com as marcas e compartilhar o seu próprio conteúdo relacionado aos produtos que amam. Dito isso, há uma vantagem real em incentivar os seguidores a compartilhar as suas próprias fotos dos produtos, mostrar como eles estão sendo usados, apresentar o que você vende de uma maneira mais criativa, e mais;
- Faça uma conexão pessoal com os seus clientes. Os consumidores gostam de sentir que têm uma conexão pessoal com as marcas em que confiam. Neste sentido, o Instagram oferece muito mais do que uma maneira de conscientizar as pessoas sobre como o produto pode melhorar as suas vendas. Ele oferece oportunidades para uma conexão verdadeira. Você pode fazer isso ao mostrar imagens dos bastidores da loja, ao apresentar uma prévia dos próximos produtos ou incentivar a participação dos clientes ao pedir as suas opiniões, fazendo com que se sintam valorizados, especiais e conectados à marca;
- Desenvolva uma familiaridade com a marca. Quanto mais as pessoas virem a sua marca, mais familiarizados ficarão com ela. E quanto mais familiar uma marca se torna para uma pessoa, maior é a probabilidade dela escolher essa marca mais de uma vez. Uma plataforma como o Instagram é uma excelente maneira de fazer isso, visto que os consumidores já seguem naturalmente as marcas com as quais se identificam.
Quais são os requisitos do Instagram Shopping?
Anteriormente falamos sobre o que é o Instagram Shopping, como funciona e o porquê você deve começar a vender pelo Instagram, agora é hora de partir para a prática.
No entanto, para ativar esse recursos, você precisa ter alguns requisitos, tais como:
- ter a versão mais recente do Instagram instalada no seu dispositivo;
- ter uma página do Facebook e um Gerenciador de Negócios conectado à sua loja virtual e, por sua vez, à sua conta do Instagram;
- ativar a sua conta comercial do Instagram;
- poder fazer upload de produtos e ativá-los no catálogo do Facebook;
- ter, pelo menos, 10 posts no seu feed do Instagram;
- ter, pelo menos, 500 seguidores. Neste caso, não é um requisito obrigatório, mas garante uma maior probabilidade do Instagram aprovar a sua conta comercial mais rápido.
Uma vez atendidos todos esses requisitos, você pode solicitar a aprovação do Instagram Shopping para o seu perfil.
No entanto, observe que isso não garante que a sua conta seja aprovada de imediato, pois cabe aos moderadores da rede social decidir previamente.
Caso a sua conta seja rejeitada, o Instagram geralmente indica o motivo da recusa e como você pode resolver o assunto, para reenviar a solicitação depois.
Como liberar o Instagram para vendas passo a passo
Confira a seguir o passo a passo para liberar o Instagram para vendas
Configuração do perfil do Instagram como comercial
Antes de tudo, você precisa converter o seu perfil pessoal em um perfil comercial. Para isso, siga o passo a passo:
- Clique nas configurações do seu perfil;
- Em seguida, clique em “Conta” e depois em “Mudar para conta profissional”;
- Agora você deve escolher a opção que melhor descreve você, como “Empreendedor(a)”, “Produto/Serviço” ou “Compras e Varejo”, por exemplo;
- Em seguida, selecione a categoria que melhor descreve a sua loja ou o que você faz;
- Por fim, escolha as opções de exibição do seu perfil.
Se o seu perfil pessoal for privado, primeiro deixe-o público e somente depois siga o passo a passo para tornar o seu perfil comercial.
Vincule sua página do Facebook
Agora que você já tem uma conta comercial, é hora de vincular esta sua conta do Instagram a uma página do Facebook. Siga o passo a passo:
- Acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
- Clique em “editar perfil”;
- Clique na seção “Informações comerciais públicas e, em seguida, selecione “Página”;
- Agora escolha a página do Facebook que você deseja contar à sua conta do Instagram;
- Se você ainda não tiver uma página no Facebook, você pode escolher a opção “Criar uma nova página no Facebook”, criá-la e, em seguida, conectá-la ao seu perfil.
Conecte o Instagram a um catálogo do Facebook
Para liberar o recurso de comprar no Instagram, você precisa ter um catálogo de produtos. Para isso, você tem duas alternativas:
- Você pode entrar no Gerenciador de Negócios do Facebook e conectar o seu catálogo por conta própria;
- Ou você pode fazer uma integração do seu perfil com o seu e-commerce, por meio de um das plataformas parceiras do Facebook, como o BigCommerce ou Shopify.
Veja o passo a passo a seguir:
Criar catálogo pelo Gerenciador de Negócios
Para criar o seu catálogo pelo Gerenciador de Negócios, siga o passo a passo:
- Acesse a plataforma “Gerenciador de Comércio”, pelo navegador;
- Agora clique em “Criar um catálogo” e, em seguida, clique em “Começar”;
- Agora selecione o tipo de catálogo escolhido. Neste caso, pode ser “comércio eletrônico”, por exemplo. Em seguida, clique em “avançar”;
- Clique em “Carregar informações de produto” e dê um nome para o seu catálogo;
- Adicione os itens (cada produto) manualmente no seu catálogo;
- Para finalizar, clique em “Criar”.
Criar catálogo por meio de parceiros
Cada plataforma parceira possui o seu próprio passo a passo para criar o catálogo de produtos dentro do site.
Por isso, se você decidiu escolher esta opção, nós recomendamos que, antes de construir o catálogo dentro do Instagram, você consulte as instruções da própria loja parceira e faça o catálogo dentro do seu site.
Feito isso, agora você precisa importar o catálogo do seu site para a plataforma do Facebook. Siga o passo a passo:
- Acesse a plataforma “Gerenciador de Comércio”, pelo navegador;
- Em seguida, clique em “Criar um catálogo” e, em seguida, clique em “Começar”;
- Agora selecione o tipo de catálogo escolhido. Neste caso, pode ser “comércio eletrônico”, por exemplo. Em seguida, clique em “avançar”;
- Agora clique em “Conectar uma plataforma de parceiro” e escolha, entre as opções, a plataforma do seu e-commerce: Shopify, BigCommerce, ChannelAdvisor, CommerceHub, Feedonomics, CedCommerce, adMixt, DataCaciques, Quipt ou Zentail;
- Em seguida, clique no link da plataforma escolhida, siga as instruções indicadas no site dela e finalize a configuração.
Agora a sua conta no Facebook está conectada à plataforma parceira e você já pode começar a importar os itens do catálogo. Para isso, siga este passo a passo:
- Acesse a plataforma “Gerenciador de Comércio” novamente;
- Escolha o seu catálogo;
- Clique em “Fontes de dados”;
- Em seguida, clique em “Adicionar itens”;
- Selecione “Usar uma plataforma de parceiro”, depois clique em “avançar”;
- Clique no link da plataforma escolhida e siga as instruções indicadas na tela.
Comece a marcar produtos
Agora que você já configurou tudo o que era necessário, já pode começar a colocar tags de venda em seus posts do feed ou nos stories.
O processo é bastante simples. Veja o passo a passo:
- Crie um post como qualquer outro;
- Observe que nas características do post, abaixo do espaço onde você escreve a legenda, agora aparecerá a opção “Marcar produtos”;
- É só clicar nesta opção, seguir as instruções para escolher os produtos que você deseja marcar e finalizar.
Depois, é só publicar o seu post normalmente. Você perceberá que, a partir de agora, as suas postagens incluirão um ícone de sacola de compras e as tags dos produtos.
Lembre-se: o Instagram permite que você marque até cinco produtos em uma única imagem ou até 20 produtos em um post estilo carrossel, ou seja, com várias imagens.
Conheça quais são os principais recursos do Instagram Shop
Loja na aba “Explorar”
Após liberar o Instagram para vendas, o primeiro recurso do Instagram Shopping é a possibilidade da sua loja aparecer na aba “Explorar”, que aparece ao clicar no ícone de lupa que fica no menu inferior.
Essa possibilidade representa uma oportunidade para aparecer para pessoas que ainda não conhecem a sua marca e possibilita o aumento do seu número de clientes.
Vendas nos Stories
Ao criar um story, o Instagram Shopping permite utilizar uma tag de venda, em um procedimento bastante similar ao utilizado no feed. Para isso, basta ter o catálogo de produtos devidamente cadastrado.
Essa é uma excelente oportunidade para utilizar todas as ferramentas do Instagram e fazer vendas em outros lugares, além do feed.
CheckOut
Esta opção não foi lançada para todos e segue em versão beta nos Estados Unidos e outros países.
A ideia aqui é que o usuário consiga finalizar a compra dentro do próprio Instagram, sem precisar ser redirecionado para um site ou e-commerce para passar o cartão.
Isso significa que, no futuro, a maioria das lojas não precisarão ter um site para fazer uma venda, tornando o perfil da loja no Instagram quase como uma loja completa e verdadeira, quase como uma loja física, porém no digital.
Realidade aumentada
Esta funcionalidade permite que as marcas não percam vendas, por não terem uma loja física. Afinal de contas, muitos clientes ainda se sentem inseguros para comprar online e gostariam de poder ver outros detalhes dos produtos que, às vezes, não são possíveis de serem apresentados em um post no feed ou em um story.
Com o recurso de realidade aumentada, o cliente pode se ver utilizando o produto. Funciona como um filtro e, para utilizar este recurso, a marca precisa usar a tag de marcação de vendas.
Quando o cliente entrar no perfil da loja, é só clicar na tag, seja ela no post do feed ou story, e será redirecionado para uma página específica, onde terá acesso à funcionalidade de realidade aumentada, utilizando a sua própria câmera do celular e enxergando como ficará com o produto.
Lembretes para lançamentos e novos produtos em estoque
Por fim, temos essa função de lembrete que ajuda a relembrar os seguidores sobre um determinado lançamento ou a chegada de um novo produto.
Basicamente, o recursos funciona como um adesivo que pode ter o nome do produto, por exemplo, e um relógio de contagem regressiva.
A vantagem é que será possível criar um post no feed com esse lembrete e uma tag de marcação de vendas e os seguidores que clicarem no início, receberão uma notificação posteriormente quando o produto for lançado.
Dicas para vender mais usando o Instagram Shopping
Até aqui você já entendeu o que é o Instagram Shopping, a sua importância e o passo a passo para configurar o seu catálogo e começar a adicionar os seus produtos no seu feed do Instagram.
No entanto, saiba que vender não significa apenas seguir este passo a passo e cadastrar produtos, é preciso ir além. Por isso, reunimos aqui 5 dicas para você vender mais usando o Instagram Shopping:
Conheça o seu público
Não é raro encontrarmos lojas que não conhecem o seu público e acabam vendendo milhares de produtos diferentes, com a esperança de alcançar diversas pessoas. Porém, isso é um grave engano!
Afinal, ao conhecer quem é o seu público, é possível entender, de forma mais clara, o que ele gosta e o que não gosta.
Sendo assim, você começa a escolher os produtos certos para vender, ou seja, aqueles que realmente serão comprados e que o seu público vai se encantar.
Não transforme o Instagram em um catálogo
Contraditório, certo? Mas nós vamos explicar:
Apesar de ser importante criar o seu catálogo e cadastrar os seus produtos, o seu perfil não será nada atrativo se você ficar vendendo o tempo inteiro.
Seria como passar em uma rua de lojas, onde todos os vendedores estão gritando os preços no seu ouvido. Não é legal, certo?
Isso não é muito diferente no digital. As pessoas estão ali para compartilhar os seus gostos pessoais e querem se conectar com outras pessoas e marcas.
Por isso, em vez de postar um produto sem contexto, experimente sempre criar uma comunicação alinhada aos valores do seu público.
Humanize a sua comunicação e o relacionamento com os clientes
Evite publicar um post como se tivesse sido escrito por um robô. Lembre-se que existe um ser humano por trás do post (você) e outro ser humano atrás da tela (o seu cliente).
A sua audiência procura algo ou alguém com que se conectar e se identificar. Para isso, você pode trazer o seu produto para a realidade, pensar em imagens e vídeos que os mostrem no dia a dia e aproximar a sua loja da rotina do seu cliente, tornando todo esse processo de venda mais humanizado.
Aposte no remarketing
Remarketing, em outras palavras, significa divulgar um produto novamente para as mesmas pessoas que já o viram anteriormente.
Essas pessoas podem ter perdido o post, esquecido de comprar ou apenas não acharam que aquele era o momento ideal para realizar a compra.
Com o remarketing, você tenta convencer estas pessoas a se tornarem clientes e consegue se surpreender com a quantidade de vezes que esta estratégia dá certo.
Para funcionar você precisa instalar o pixel do Facebook no seu site e começar a investir em campanhas de anúncios no Facebook Ads.
Explore o formato de anúncios em catálogo
Por fim, para ampliar as suas chances de alcançar mais pessoas prontas para comprar os seus produtos, ou seja, um público qualificado, você pode explorar investir em anúncios em catálogo.
Nele, você pode anunciar uma imagem ou vídeo e adicionar, logo abaixo, um botão para que o cliente acesse o seu catálogo de produtos e faça uma compra.
Este post conseguiu ajudar você a entender melhor a importância do Instagram Shopping, como cadastrá-lo no seu perfil e por onde começar a vender mais?