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E-commerce

Como divulgar seus sites de vendas? Confira 8 maneiras para conquistar bons resultados

Aprenda como divulgar seus sites de vendas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber como divulgar sites de vendas permite que empresas consigam rapidamente seu espaço na internet. Em um momento de tanta disputa por espaço e atenção, a estratégia certa deve servir para conquistar bons resultados.

Vender pela internet é uma das principais formas de se ganhar dinheiro com um comércio atualmente. Muitos públicos estão online e essas pessoas vão em busca dos mais diferentes produtos. Ou seja, há espaço para todo tipo de negócio, mas para ter sucesso nesse empreendimento, é importante saber como divulgar seus sites de vendas.

Simplesmente criar sua página na web e esperar que ela receba visitas e que as vendas aconteçam naturalmente não é recomendado. Só no Brasil, estima-se que há 930 mil e-commerces, o que mostra como a competição é alta. Em meio a todos esses concorrentes, se destacam aquelas lojas que sabem como atrair a atenção do consumidor.

Neste conteúdo, você aprenderá como divulgar seu site de vendas de maneira estratégica, gerando mais visitas, conquistando o público e conseguindo faturar. Acompanhe!

O que é a divulgação de sites de vendas?

A divulgação de sites de vendas é um trabalho que garante que essas páginas estejam em destaque para potenciais consumidores. Isso é feito por meio de estratégias de atração de pessoas e também por meio de construção de engajamento com o público.

Diante desse objetivo de divulgação, é importante pensar em alguns pilares que constituem o trabalho. O primeiro deles é fazer o nome da empresa chegar às pessoas, seguido por trabalhar em conteúdo para atrair público e, por fim, garantir uma atividade de interação para conseguir proximidade com o consumidor.

Nessas três fases e possibilidades da divulgação de sites de vendas, há diversas boas práticas e ações necessárias. Elas ajudam a construir a ideia de estratégia sólida e capaz de gerar os resultados esperados. É importante entender que as três fases acontecem no âmbito digital, afinal, estamos falando de lojas online.

Por que é importante divulgar os sites de vendas?

O trabalho de divulgação de sites de vendas é apoiado por uma ideia clara: sem que as pessoas conheçam e vejam a sua marca o tempo todo, não há negócio. É mais ou menos a ideia por trás do dito popular “quem não é visto não é lembrado”. Só que neste caso, tudo que sua empresa deseja é ser lembrada, então ela precisa ser vista.

A seguir, entenda em alguns pontos como é importante divulgar os sites de vendas.

Atrair tráfego

Parece um bom cenário para sua empresa receber um grande volume de visitas no seu site de vendas diariamente? Basicamente, todo negócio acredita nisso e, mais além, trabalha incessantemente para conquistar esse resultado. Um bom tráfego significa que há consumidores em potencial visitando seu site com frequência.

O primeiro passo para que alguém compre da sua empresa é conhecê-la e, na sequência, estar nesse ambiente de vendas. Então, quando um consumidor visita seu site, há boas chances de gerar uma venda, seja naquele momento, seja mais adiante. Gerar tráfego é essencial. Mais à frente neste conteúdo você saberá como fazer isso!

Gerar consciência de marca

Consciência de marca nada mais é do que ter sua empresa na cabeça das pessoas. Por exemplo, vamos supor que você venda roupas e trabalhe bastante na divulgação da sua marca. Se sua estratégia é boa, a marca vai começar a ganhar espaço e ser cada vez mais vista. Rapidamente, quando o consumidor pensar em roupas, lembrará sempre da sua marca como uma boa opção.

Esse trabalho de consciência de marca é uma consequência natural de toda atividade de divulgação de sites de vendas e de exposição e gestão de marca. Com uma comunicação sólida, uma identidade visual marcante e um bom trabalho de divulgação, seu site de vendas vai rapidamente cair no gosto do público, se tornando um dos preferidos.

Gerar vendas

As vendas são o último momento do primeiro ciclo de contato com o consumidor. Ou seja, essa pessoa conhece sua marca, consome conteúdos, se aproxima e, por fim, faz uma compra. É claro que a jornada não para por aí, mas essa primeira linha de acontecimentos é sempre concluída nessa conversão mais importante.

Para conseguir gerar essas vendas é importante ter notoriedade, algo que a divulgação de sites de vendas traz como um resultado natural. Isso acontece por um motivo óbvio: se você trabalha para que sua marca ganhe atenção do público, cada vez mais a empresa aparecerá para as pessoas. Então, as vendas são parte desse fluxo natural.

O que considerar para divulgar os sites de vendas?

Na hora de divulgar seus sites de vendas, é importante considerar algumas questões de cunho estratégico. Assim, seu trabalho vai caminhar para uma direção mais precisa e que realmente trará os resultados que você espera. Entenda quais devem ser as prioridades.

Conheça seu público

Antes de qualquer coisa, saiba exatamente quem é o seu público. Esse entendimento vai direcionar simplesmente todos os próximos passos do seu negócio. Quando você sabe com quem fala, sua divulgação pode ser feita sob medida para essas pessoas.Lembre-se de que uma comunicação segmentada tem altas chances de ser bem-sucedida.

Conhecer seu consumidor começa com um estudo de público-alvo. Você saberá nesta fase onde estão essas pessoas, qual a faixa etária média, gênero predominante, entre outros pontos. Depois disso, você pode avançar os estudos e definir a persona do seu negócio. São dois conceitos diferentes e que, se combinados, podem ajudar muito!

Utilize os canais certos

Quando você conhece seu público e persona, então também é capaz de entender quais canais essas pessoas preferem na comunicação. Se seu consumidor está predominantemente no Instagram, por exemplo, faz todo sentido focar sua estratégia por lá. Assim, você direciona melhor seus esforços e tem resultados muito mais interessantes.

É importante também testar esses canais e analisar quais deles tiveram melhor desempenho. Mensure os resultados em cada um deles para entender quais recebem mais interações e são melhor aceitos pelo consumidor. Aliando o entendimento do público a esse monitoramento de resultados, você saberá escolher os melhores canais.

Analise seus concorrentes

Também é essencial saber o que seus concorrentes estão fazendo, sobretudo aquelas empresas que têm os melhores resultados. É importante saber que esses negócios devem servir de inspiração para sua empresa, uma vez que já alcançam resultados de destaque há algum tempo.

Nessa análise, busque referências de comunicação, ações estratégicas de divulgação, entre outros pontos. Atente-se apenas para o fato de ser uma empresa com o mesmo público que o seu, além de não copiar nada que esse concorrente faz. Você deve apenas buscar inspiração e referências.

Como divulgar seus sites de vendas?

Agora é a hora de mostrarmos como colocar esse processo de divulgar seus sites de vendas em prática. Veja as oito principais maneiras e entenda a ideia principal por trás de cada uma delas!

Faça o cadastro no Google Meu Negócio

Esta primeira dica é para aquelas empresas que, além do site de vendas, também têm um negócio local. O Google Meu Negócio é uma plataforma que permite registrar comércios físicos para que os mesmos sejam facilmente encontrados em uma busca no Google. Quando isso acontece, todas as informações referentes ao estabelecimento ficam disponíveis.

Por isso, crie uma conta no Google Meu Negócio com um Gmail e comece a cadastrar as informações desse negócio local. Não se esqueça de preencher as seguintes informações:

  • nome;
  • endereço;
  • contato (e-mail, telefone, redes sociais e site);
  • horários de funcionamento;
  • FAQ com as principais dúvidas a serem respondidas;
  • fotos do estabelecimento;
  • avaliações dos consumidores.

Interaja nas redes sociais

Engajamento é algo inegociável no trabalho de divulgação das redes sociais. Por mais intensas que essas ações sejam, nada adianta se as pessoas não estão interessadas na sua empresa. Essa proximidade vem com uma participação mais recorrente por parte do negócio, o que pode ser obtido facilmente com as interações e engajamento.

Portanto, responda seu consumidor nas redes sociais e crie posts que abram espaço para essa troca de ideias. As pessoas amam ser respondidas pelas suas marcas favoritas, o que traz essa sensação de pertencimento e relação. Rapidamente, sua marca ganhará uma boa fama de empresa próxima do consumidor, o que será publicidade natural e positiva.

Faça anúncios no Facebook

Os anúncios do Facebook são uma estratégia estabilizada e muito utilizada por empresas que querem se conectar com consumidores em potencial que usam a rede social. Esses anúncios podem ser feitos em dois modelos: mostrando produtos que podem interessar ao consumidor ou fazendo anúncios somente divulgando seu site de vendas.

Qualquer uma das duas opções serve e pode trazer bons resultados, mas como estamos falando de uma estratégia de conscientização, a opção do site é a melhor. Assim, o público sabe que há um lugar na web em que podem checar seus produtos, buscar mais informações e experimentar uma experiência completa da sua marca.

Cadastre-se em marketplaces

Os marketplaces são uma excelente oportunidade para sites de vendas que desejam vender seus produtos para mais pessoas. Nessas plataformas, a ideia principal é conectar produtos a um número maior de pessoas, sendo os marketplaces uma espécie de shopping virtual, com várias lojas.

Portanto, uma das melhores ações para quem gerencia sites de vendas é posicionar seus produtos também em marketplaces. Nesses ambientes online é possível criar sua própria loja, adicionando uma seleção de itens de destaque. Assim, mesmo pessoas que ainda não conhecem sua marca podem se tornar clientes, ainda que por meio do marketplace.

Faça link building

Links podem trazer uma relevância maior para o seu site de vendas. Isso acontece porque quanto mais links relevantes, maior notoriedade a página ganha no Google. Então, sua estratégia precisa contemplar a seleção de links para sites de assuntos relacionados, especificamente blogs, já que são de conteúdos educativos.

A estratégia de linkbuilding deve ser usada nos conteúdos do blog da empresa. Por exemplo, se você cria um conteúdo sobre artesanato, é ideal usar links de outras publicações do mesmo tema, sempre de empresas relevantes. Esses links são considerados mais valiosos e, automaticamente, geram mais tráfego para o negócio.

Tenha um blog

O seu link building precisa ser utilizado no seu blog, ferramenta principal para criar uma estratégia de conteúdo capaz de atrair pessoas e engajá-las. A ideia por trás do blog é educar o público, gerar interesse em relação à sua empresa e conduzir às vendas. Portanto, investir em um blog com conteúdos de qualidade é uma prática recorrente.

No blog, você vai falar sobre assuntos relacionados ao mercado, produtos que você vende também sobre sua empresa. Esse blog precisa veicular conteúdos que atendam às etapas do funil, ou seja, contemplando o interesse de pessoas em vários estágios, desde aquelas que estão descobrindo seu site até aquelas que estão prestes a comprar algo.

Reforce as estratégias de SEO do site

SEO é peça-chave na atração de pessoas para seu site de vendas. A proposta por trás dessa prática é fazer ajustes técnicos em todo o conteúdo da página para que ela fique adequada aos algoritmos do Google. Isso significa que, com as otimizações, é mais provável que seu site apareça nos primeiros resultados das pesquisas.

O trabalho de SEO consiste em uma otimização frequente e contínua. Os ajustes precisam ser renovados periodicamente, assim como toda nova página, produto ou qualquer conteúdo adicionado no site precisa estar adequado aos termos de SEO. Isso faz com que o site seja cada vez mais qualificado, sendo mais visível ao público.

Construa uma newsletter

Por fim, a newsletter é uma ferramenta importante de engajamento, graças à oferta semanal de conteúdos, informações e outros formatos de mídia e contato. Dessa maneira, seu público sempre estará ligado à sua marca. Um bom newsletter é feito para estreitar relações e estabelecer uma continuidade entre empresa e público.

O que se espera das newsletter são conteúdos interessantes. Por isso, você pode enviar informações sobre promoções e lançamentos de produtos, além de selecionar os melhores posts que merecem atenção do seu consumidor.

Como monitorar os resultados das estratégias?

Se a estratégia consiste em divulgar um site, então há algumas métricas principais que precisam ser observadas. As três mais decisivas são:

  • volume de tráfego para o site;
  • tempo de permanência de pessoas no site;
  • vendas realizadas.

Naturalmente, há muitos outros números para acompanhar, como interações em anúncios pagos, mas se falamos sobre divulgação do site, o que se espera é que as pessoas o descubram. Depois disso, é importante pensar nos resultados gerados. Então, a preocupação sobre o quanto em vendas essas visitas geram é fundamental.

Uma relação ideal deve ser com o equilíbrio entre visitas e conversões. Portanto, acompanhe sempre o número de acessos comparados ao volume de compras. Trabalhe sempre para deixar esses números o mais próximos possíveis.

Saber como divulgar seus sites de vendas é importante para aplicar tempo e esforço nas estratégias que realmente importam. As oito dicas deste post devem ser de grande ajuda para isso!

Se você ainda não tem seu próprio site de vendas, a Bagy deve ser de grande ajuda! Saiba como podemos ajudar!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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