E-commerce

Aprenda a ativar o botão de Whatsapp e facilitar suas vendas

Imagem ilustrativa de botão whatsapp para site

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O botão de WhatsApp para sites ajuda usuários a chegar mais rapidamente à janela de conversa com a conta da empresa no app. Esse recurso torna a comunicação mais ágil e torna o canal mais acessível ao consumidor.

À medida que a tecnologia avança e traz novos recursos, as empresas precisam adaptar a forma como operam, algo que impacta também o atendimento. Por isso, o botão WhatsApp para site é um recurso que pode ajudar negócios a terem melhor comunicação com o consumidor. É claro, isso graças à aceitação ampla do aplicativo de mensagens.

Hoje, o WhatsApp tem nada menos do que 2 bilhões de usuários ativos só no Brasil, o que mostra a força desse recurso como plataforma de comunicação. E graças à versão para empresas, o consumidor já aderiu a esse app como forma de atendimento. Para as companhias, o botão é uma forma de encurtar o caminho e otimizar a relação.

Neste post, vamos falar mais sobre esse recurso para sites, mostrar como funciona e detalhar alguns de seus principais benefícios. Você também confere como ativar esse botão na sua página. Acompanhe!

O que é botão do WhatsApp para site?

O botão WhatsApp para site é um recurso que serve para que usuários sejam direcionados para o atendimento da empresa no aplicativo. Basta que a pessoa clique neste botão e, automaticamente, ela será direcionada para uma janela de conversa com a empresa. Assim, ela consegue continuar o contato por meio do canal.

Já há algum tempo, o WhatsApp é um meio bastante utilizado para esse relacionamento entre empresa e consumidor. Seja ativamente, por meio de contatos para ofertas e outras ações, seja de maneira passiva, oferecendo um canal para receber uma solicitação. No caso do botão, seu uso é pensando para a segunda opção.

O que significa colocar o botão do WhatsApp para site? 

O bom atendimento precisa ser uma prioridade para empresas que desejam ser líder de mercado. Mas na verdade, independentemente do tamanho da companhia e de seu potencial, ter uma boa relação com o consumidor é essencial. Afinal, é isso que vai garantir uma clientela fiel e que compra de maneira recorrente na sua marca.

Diante disso, o botão vai significar um canal a mais para atendimento e relacionamento. E isso afeta diretamente os usuários, uma vez que dá a essas pessoas o benefício da escolha. Ou seja, o consumidor, por meio do botão, pode rapidamente se conectar com a empresa via WhatsApp, claro, se assim for de sua preferência.

Naturalmente, só pelo fato de ter um atendimento feito pelo WhatsApp, a empresa já se destaca na relação com o consumidor. No entanto, o botão é um ótimo recurso pensando na experiência do usuário ao navegar pelo site da empresa. Esse mecanismo funciona como um facilitador que vai direcionar essa pessoa imediatamente para o atendimento.

Como os botões de WhatsApp podem ser divididos?

Você pode posicionar um botão WhatsApp para site de diferentes maneiras na sua estratégia. Isso fará com que eles tenham formas distintas de serem vistas pelo usuário. Em termos gerais, é a sua intenção que vai influenciar diretamente a maneira como essas pessoas vão usar o botão.

Basicamente, há dois tipos muito utilizados atualmente: botão de resposta rápida e botão de Call to Action. Conheça melhor cada um dos tipos e o que podem gerar!

Botões de WhatsApp Call to Action

Call to Action é um recurso de publicidade muito utilizado em sites e em comunicações de empresas, de uma forma geral. O termo em inglês significa “Chamada para Ação”, ou seja, você está convidando uma pessoa a realizar algo. Nesse caso, o botão vai incentivar o usuário a clicar nele para ir a um atendimento no WhatsApp.

Essa chamada para ação é sempre uma frase, então ela precisa despertar no usuário a iniciativa para executar o que deseja. Portanto, o seu botão terá sempre uma chamada de impacto associada ao WhatsApp. Exemplos comuns de botões são:

  • “Fale conosco no WhatsApp”;
  • “Quero ser atendido pelo WhatsApp”
  • “Use nosso atendimento do WhatsApp”.

Resposta Rápida

Um botão de resposta rápida, como o nome sugere, tem a intenção de entregar ao usuário um parecer mais imediato sobre a dúvida que ele tem. Portanto, esse botão vai direcionar uma pessoa para o WhatsApp sob a promessa de que o atendimento será mais dinâmico. Por isso, é fundamental garantir que essa resposta será realmente ágil.

É bastante comum que esses atendimentos sejam feitos por robôs, o que chamamos de chatbots. São sistemas que oferecem respostas rápidas, automáticas e capazes de solucionar dúvidas iniciais mais simples do usuário. Em alguns casos, os robôs são tão bons que conseguem resolver tudo por conta própria, sem precisar de um atendente.

Quais as vantagens de ter o botão do WhatsApp no site?

O botão WhatsApp no site pode gerar uma série de vantagens para a empresa, algumas estratégicas, outras de cunho operacional. Explicamos melhor em detalhes quais são esses benefícios e de que maneira eles impactam positivamente o negócio.

Uso de chatbots

O botão de WhatsApp é também uma ótima oportunidade de desenvolver ao máximo o atendimento pela plataforma. E nesse sentido, utilizar um chatbot tem grande impacto na comunicação, principalmente por conta do dinamismo que esse recurso entrega. Basicamente, ele permite respostas instantâneas, o que é difícil para um humano.

Mas vale a pena considerar que um chatbot não pode fazer o trabalho todo sozinho. Ainda que sejam muito efetivos, nem sempre poderão solucionar dúvidas mais complexas. Nesses casos, o atendimento humano precisa estar à disposição para entrar em ação se necessário. É o melhor de dois mundos à disposição do seu cliente.

Criação de catálogo de produtos

O WhatsApp para empresas tem entre seus recursos a possibilidade de criar um catálogo de produtos. Esse arquivo fica salvo nas informações do contato, ou seja, o usuário só precisa abrir a janela e acessar os dados da conta de WhatsApp da empresa. Nem mesmo é necessário realizar alguma interação para visualizar o catálogo.

Ao utilizar um botão WhatsApp no site, a empresa deixa que o consumidor tenha uma jornada muito mais autônoma. Isso é importante para dar a essas pessoas a liberdade de consultar o catálogo e fazerem o contato para tirar dúvidas ou fechar a compra somente se quiserem. A percepção do usuário será, certamente, positiva!

Mais facilidade ao programar mensagens rápidas

No WhatsApp para empresas, você pode programar mensagens automáticas. Por exemplo, é possível automatizar o disparo de uma mensagem de boas-vindas para cada usuário que clicar no botão do site. Mas você pode também não utilizar esse recurso e deixar o consumidor decidir quando irá começar aquele diálogo com a empresa.

As mensagens podem ser programadas para serem feitas após o primeiro contato. Você pode configurar o disparo de uma frase como “Obrigado por entrar em contato conosco. Vamos analisar sua solicitação e responder dentro de instantes”. Assim, sua empresa dá uma resposta rápida e mostra ao consumidor o que está fazendo para atendê-lo naquele momento.

Como colocar o botão do WhatsApp no site?

Curtiu tudo que você leu até aqui e quer saber como colocar o botão WhatsApp no seu site? Para isso, você precisa ter a ajuda de uma ferramenta especializada, algo que alguns dos principais softwares do mercado possibilitam.

Por exemplo, você pode conseguir isso com ajuda destas opções:

  • HubSpot – Se você usa a plataforma, é simples. Isso porque a HubSpot lançou uma ferramenta de integração com o WhatsApp, então todo o processo é feito pela ferramenta. Você só precisa criar a sua mensagem de CTA;
  • ActiveCampaign – Por meio do recurso de pareamento da plataforma, você consegue integrar o WhatsApp ao seu site, criando um botão para isso;
  • RD Station – A ferramenta tem a extensão gratuita WhatStation, que serve justamente para criar essa integração e fazer um botão para seu site.

Outra ótima opção é o GetButton, uma ferramenta gratuita especializada somente na criação de botões que farão integração com seu site. Para isso, basta acessar o site da empresa e seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site da empresa e clique no ícone do WhatsApp;
  2. Na tela seguinte, insira sua chamada para ação;
  3. Adicione seu e-mail para receber o código de botão de WhatsApp;
  4. Copie o código e insira-o no código fonte das páginas em que você deseja ter o botão para WhatsApp. Cole o código do botão sempre antes da tag </body> em cada página que deseja tê-lo.

Quais os cuidados com o botão de WhatsApp no site?

Como todo bom recurso tecnológico, o botão WhatsApp para site é excelente, mas também pode gerar consequências ruins se não usado corretamente. É necessário pensar em todo o fluxo de ações que será realizado por quem o utiliza. E se isso não for feito, há riscos de cometer erros que podem prejudicar a relação com o seu usuário.

Mostramos a seguir quais são esses cuidados e explicamos os erros!

Certifique-se de que poderá oferecer o atendimento

Do que adianta ter um botão de WhatsApp no seu site se você não tem um atendimento para ajudar aquela pessoa? Esse é um erro bastante comum e que gera uma grande frustração no consumidor. Afinal, se o botão está ali, ele esperava ser atendido.

Seria muito melhor nem mesmo ter o botão. E é aí que mora o erro: empresas acabam usando esse recurso pela impressão positiva que transmitem, mas nem mesmo planejam o atendimento. Quando isso acontece, há um efeito totalmente contrário do desejado.

O mais recomendável é, primeiramente, estruturar seu atendimento por WhatsApp. Quando tudo estiver funcionando bem, então você pode divulgá-lo utilizando o botão no seu site. Fora isso, é melhor esperar mais um pouco e preparar tudo adequadamente.

Coloque o botão em uma área de destaque

Botões, por si só, já têm um certo destaque, o que é ótimo. Afinal, tudo que você deseja é que as pessoas o acionem para solucionar dúvidas ou fechar compras no WhatsApp. Ainda assim, é necessário pensar em uma área de destaque estratégica para ele.

Há boas opções, como botões flutuantes, rodapé, lateral da página, entre outros formatos. O ideal é que, de alguma forma, esse botão consiga chamar a atenção do usuário do site. Isso aumentará muito as chances de ele ser clicado e as ações serem realizadas.

Para garantir que seu botão WhatsApp para site está no melhor local possível, faça testes. Deixe uma semana em determinada área e, na semana seguinte, mude. Depois, mensure em qual semana houve mais cliques no botão. Assim, você saberá qual é a melhor opção.

Garanta regularmente que o botão está funcionando

Você criou seu botão e colocou no código fonte do seu site. Mas você já conferiu se esse botão está funcionando adequadamente. Podem ser que alguma falha tenha ocorrido durante o processo, gerando alguma quebra que impede o usuário de abrir a janela do WhatsApp.

Portanto, o ideal é que você confira, regularmente, se o botão realmente está realizando a ação esperada. Caso contrário, você está dizendo ao usuário que ele tem uma possibilidade de atendimento, mas quando ele a escolhe, não consegue tê-la.

Certifique-se também de que esse botão está abrindo em um tempo baixo. Isso é fundamental em tempos nos quais a agilidade é algo extremamente valorizado pelo seu consumidor. Portanto, observe também isso nos testes que você realizar.

O botão WhatsApp para site é um excelente recurso para dinamizar o atendimento e ainda permitir que seu consumidor escolha como falar com sua empresa. Basta escolher um local de destaque na página e posicioná-lo!

Além do Whatsapp, você também quer ter a sua loja online? Não perca tempo e conheça a Bagy, a plataforma que já ajudou mais de 23 mil lojistas a venderem online.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.